Um é pouco, vários é melhor!

A sala de jantar não é só a sala de jantar; ela virou sala de receber, sala de estar, sala de encontrar amigos, de reunir, sala para degustar. Há quem use a mesa de jantar para ler, estudar, mas aí é outra história.

E para dar um toque especial na sala de jantar, além das mesas e cadeiras, os pendentes é que estão cada vez mais em alta, e no plural. Sim, não basta um só, o charme está em usar vários ao mesmo tempo.

E um pendente que virou meu queridinho ultimamente é o cobreado! Dá só uma olhada como deixa o ambiente moderno e elegante.

Mostra Época Decorações- Goiânia

Casa Cor São Paulo

O pendente da mesa de jantar deve ser instalado a mais ou menos 1,50 metro do chão, ou a 70 cm entre o tampo e a luminária. Assim a luz é direcionada corretamente nos elementos dispostos na mesa.

Outro fator importante na escolha do pendente é a lâmpada, que para proporcionar uma iluminação mais aconchegante é recomendável trabalhar com as de tonalidades de 2700K a 4000K (temperaturas de cor “mornas”, de cor quente ou neutra). Isso porque a lâmpada do pendente não deve distorcer as cores dos alimentos e não causar ofuscamento nas pessoas ao redor. A lâmpada mais comum usada em pendentes é a incandescente. Uma outra forma de usar as lâmpadas a favor do aconchego é dimmerizar as lâmpadas, alcançando assim temperaturas de cor desejáveis para tanta luz.

Siga as dicas: se sua mesa é retangular, opte por dois pendentes idênticos distribuídos igualmente na mesa, mais próximos das extremidades. Os pendentes em duplas sempre dão certo! Ou ouse com um jogo contínuo de pendentes menores ao longo do tampo (ver a primeira foto), em diferentes alturas. Esse jogo também fica interessante com peças de diferentes tamanhos. O importante é manter a proporção, então fique atento! Ambientes pequenos ou mesas pequenas comportam luminárias igualmente menores.

O pendente pode ser uma boa dica para ornar a sua mesa de jantar sem ocupar espaço no tampo! Para não se perder, inspire-se na galeria!

Deixe um comentário