Ladrilho Hidráulico – artesanato na arquitetura

ladrilho hidrúalico_vanessagraner

Há algum tempo os revestimentos decorativos ganharam uma gama de variedades incrível! O Ladrilho Hidráulico continua sendo meu queridinho, apesar de tantos outros revestimentos que se assemelham ou imitam os desenhos e motivos dos ladrilhos, porém em outro material.

Sua produção artesanal continua até hoje, peça por peça! Precisa de 30 dias para ficar pronto e exige impermeabilização para evitar manchas. O ladrilho Hidráulico é considerado centenário, de alta resistência, alta durabilidade, e muito versátil! Assim como um quadro, pode ter uma infinidade de desenhos e cores!

Formas de Usar. Uma das formas mais legais de usar o ladrilho é na cozinha, acima da bancada da pia ou uma parede para dar aquela colorida na copa.

decoracao-ladrilho-hidraulico-rosenbaum-07

Arq. Marcelo Rosenbaum

Ladrilho Cozinha 1 Ladrilho Cozinha 2 Ladrilho Cozinha 3 ladrilho cozinha 4

adesivo-azulejo-hidraulico-classico ladrilho-hidraulico-projetos-profissionais-casa-pro_06 ladrilho cozinha 2 tumblr_luu2u5Ikk11qmte6lo1_500No entanto, o ladrilho é tão versátil que já foi para todos os cantos da casa! Do lavabo até a sala, traz personalidade para qualquer ambiente.

Ladrilho-Hidráulico banheiros 1 ladrilho

ladrilho hidraulico no lavabo

Ladrilho Lavabo

14-Banheiro-em-Ladrilhos-Brasil-Imperial 12

E não poderia deixar de citar o ladrilho hidráulico usado em ambientes comerciais, como lojas, e principalmente em restaurantes e botequins, que tem tudo a ver! Piso, parede, balcão, o negócio é ousar com os desenhos dos ladrilhos artesanais!

12480282113846690655

Ladrilho-Hidráulico-15 essentialarchitecture.blogspot.com_

Ladrilho-1 (1)

Rosenbaum-Ladrilhos-Brasil-Imperial-001

Arq Marcelo Rosenbaum

Onde surgiram. Os ladrilhos hidráulicos tem procedência bizantina se propagaram por países como França, Itália, Espanha e Portugal. Criados para decorar a principio as paredes, seu uso estendeu-se aos pisos!

No inicio as peças eram importadas para o Brasil, e no final do século XIX as técnicas de manufatura foram passadas aos imigrantes italianos residentes no Brasil, e começaram a ser instaladas aqui as primeiras fábricas.

Assentamento. Os ladrilhos hidráulicos artesanais são bastante porosos, por isso recomenda-se que sejam colocados lado a lado antes de assentá-los, pois devem estar sem pó, limpos e secos. A resina deve ser aplicada após o assentamento, com intervalos de demãos de 8 horas. Isso vai garantir o brilho e longevidade das peças! E ainda recomenda-se a manutenção com uma cera líquida incolor, que ajudará a manter a resina. Ufa! Tudo isso para manter sempre vibrante e lindo seu ladrilho artesanal!

Ladrilho-Hidráulico-20 images (2) slide-06-casa-popup images (3) casa-claudia-ladrilho-hidraulico-modelos-ambientados_108_04[1] Ladrilho-Hidráulico-13

Ladrilho-Hidráulico-14

Anúncios

Uma resposta em “Ladrilho Hidráulico – artesanato na arquitetura

  1. Pingback: Arquitetura e Moda em sintonia – estampas de azulejos portugueses | vanessagraner

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s