Arquitetura e Moda em sintonia – estampas de azulejos portugueses

Para quem acompanha a moda ou mesmo algumas blogueiras, revistas e sites de moda, já deve ter notado a nova tendência das estampas de azulejos portugueses. A tendência também aparece em alguns revestimentos cerâmicos que são puro charme!

capa

0014 blog_dojeitoh_da_cozinha_e18_gr

Mas não é a primeira vez que vemos neste blog algo sobre estampas em revestimentos e motivos portugueses! Já comentamos sobre a arte de Adriana Varejão aqui, sobre seu trabalho com azulejos e releituras dos azulejos portugueses.

Também mostramos o universo de estampas e desenhos dos ladrilhos hidráulicos (veja de novo aqui) e um post especial de novas tendências de revestimentos da feira Revestir, onde algumas empresas já haviam apresentado lançamentos com inspirações nas cerâmicas portuguesas.

azulejos_vanessagraner

azulejos portugueses_vanessagraner

O termo azulejo designa uma peça de cerâmica de pouca espessura, geralmente quadrada em que uma das faces é vidrada, ou seja, esmaltada, impermeável e brilhante.

O azulejo tornou-se um elemento de construção divulgado em diferentes países, mas em Portugal foi um importante suporte para a expressão artística nacional ao longo de séculos, onde passa a ter um valor que transcende para algo maior do que um simples elemento decorativo.

Então confira algumas inspirações para utilizar a tendência na sua casa:

12 1360849125_1 2012081502554GLOBO image8 residencial-baronesa-braganca-paulista-projeto-do-arquiteto-mauricio-karam-1334979746725_1920x1080

Atualmente, a procura por esses azulejos aumentou pelo forte apelo decorativo e por suas características impermeabilizantes, sendo muito utilizado em cozinhas, banheiros e demais áreas molhadas.

casada musica portugal cozinha artesanal arquitrecos via casa e jardim cozinha ladrilho Estampa-de-Azulejo-Português7 Estampa-de-Azulejo-Português31-580x580

Vale lembrar que os azulejos portugueses sofreram várias influências ao longo dos séculos, devido às invasões de povos e a evolução artística de cada período, por isso podemos assimilar algumas estampas aos desenhos islâmicos, mouros, ibéricos, não representando uma exclusividade portuguesa.

Dessa forma, a utilização Azul e Branca só começa quando a Europa no século XVII importa dos Países Baixos padrões em azul e branco influenciados pela cerâmica chinesa, chegando via caminhos marítimos, agradando bastante primeiramente aos holandeses e portugueses.

Se observarmos o padrão seguido hoje em revestimentos cerâmicos e estampas de roupas, os motivos são mais geométricos e/ou vegetalista, com desenhos florais, frutíferos, de plantas, sempre no contraste entre claro e escuro para destacar as volumetrias dos desenhos.

Tá na moda!

Imagens: tiradas aleatoriamente do Google

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s