Arte de Gustavo Rosa

“O mundo ficou menos colorido”, assim se despediram vários apreciadores da arte de Gustavo Rosa no mês passado. O artista faleceu vítima de câncer de pâncreas, aos 66 anos, e vai deixar saudades do seu humor colorido nas telas de arte.

Nascido em São Paulo em 20 de dezembro de 1946, o pintor, desenhista e gravador apresentou seu trabalho em vários países. Em 2009, ele participou de uma exposição coletiva no Museu do Louvre, em Paris. Gustavo Rosa também pintou quadros que faziam parte do cenário do programa “Sai de baixo”, da TV Globo.

Gustavo_Rosa-vanessagraner

Gustavo Rosa

_arte_gustavo_rosa_4 arte gustavo rosa gustavo rosa passaro gustavo_rosa_gata

A identidade visual de Rosa pode ser facilmente identificada da simplificação formal e figuras de gordinhos simpáticos – ou, ainda, animais geometrizados. Personagens presentes na obra de Rosa são gatos, passarinhos, cães, e os banhistas, sem dúvida a série mais famosa dele.

images download gustavo 8GUSTAVO ROSA

Gustavo_Rosa

Disse uma vez no programa Altas Horas: “Eu era muito tímido e me expressava no desenho. Chamavam constantemente a minha mãe no colégio. ‘O menino só fica desenhando, fazendo caricaturas dos professores’. Eu não tinha facilidade verbal, foi sempre o desenho. E depois mais tarde encontrei as tintas, o pincel. Não parei mais, nunca fiz  outra coisa”.

Muitas vezes comparado a Romero Britto por causa do uso das cores e a geometrização dos desenhos, Gustavo Rosa era único, e registrou com grande personalidade eventos e personagens comuns do cotidiano. Fica aqui nossa homenagem!

gustavo rosa 2 gustavo rosa 1 gustavo rosa 5 gustavo rosa4 Gustavo-Rosa 3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s